PIERCINGS, EVANGELHO E CULTURA

September 16, 2015

 Parte 2

 

                       Antes de qualquer coisa quero dizer que NÃO ESTOU de maneira alguma recomendando ou encorajando quem quer que seja a colocar piercings ou fazer tatuagens. Entendo que este é um assunto de grande interesse entre os jovens cristãos e, ao mesmo tempo, tremendamente controverso. Minha única intenção é fornecer algumas idéias para fomentar uma reflexão bíblica e saudável sobre o tema. Como sinto que algo ficou faltando no texto anterior, decidi escrever este novo texto na tentativa de complementar o que já expressei sobre este tema.

                       A primeira coisa que noto na maioria dos cristãos que condenam tatuagens e piercings como pecado é que eles se apóiam principalmente no texto de Levítico 19:28 que diz:

“Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”.

                       Tenho quase certeza de que esses mesmos cristãos que utilizam este texto para condenar tatuagem não encontram problema algum em barbear-se, vestir-se com roupas feitas com dois tipos de tecidos, comer carne de porco ou lagosta ou ter um jardim em casa com plantas de diferentes espécies. Mas estas coisas também eram proibidas no Livro de Levítico. Tiago diz que se alguém quiser viver pela Lei, então deverá cumprir toda a Lei. Os cristãos, no entanto, não são justificados pela Lei e sim pela fé em Cristo. Quem conhece a Bíblia sabe qual deve ser a atitude e o comportamento do cristão de acordo com Grande Mandamento, ou o “novo mandamento” e a submissão ao Espírito Santo.

                       Em segundo lugar, gostaria de lembrar que, no meu entendimento, embora não exista nenhuma condenação bíblica para o uso de piercings ou tatuar-se, a Bíblia é clara quanto a uma coisa: não devemos exagerar em nada! Paulo fala sobre o vestir-se com modéstia e Pedro diz que devemos procurar a beleza interior, que é a que tem valor real para Deus. Muitas pessoas que fazem tatuagens e piercings fazem com a motivação de chamar a atenção para si ou até de chocar os outros, numa atitude rebelde. Tal atitude é claramente condenada por Deus em Isaías 3 onde o profeta diz que, por causa da arrogância das mulheres, Deus iria arrancar seus enfeites (incluindo piercing no nariz), suas roupas caras e raspar-lhes a cabeça num sinal de vergonha.

                       Quando algo em minha vida se torna uma obsessão ou começa a ter mais importância que meu relacionamento com Deus e com o Seu povo, então tal coisa deve ser rechaçada. Por isso Paulo disse: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine… Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.” (1 Coríntios 6.12; 10.23)

                       Finalmente, para qualquer pessoa que esteja considerando colocar um piercing ou fazer uma tatuagem, eu sugeriria que refletisse no seguinte:

 

• Como cristão, acredito que devemos orar e pedir a orientação de Deus em primeiro lugar. Será que isso é apropriado para minha vida?

 

• A Bíblia diz que devemos honrar e obedecer aos pais. Então consulte seus pais antes de fazer qualquer coisa.

 

• A Bíblia diz que o corpo do cristão é o templo do Espírito Santo. Por esta causa não devemos colocar nada em nosso corpo que desonre a Deus ou contrarie nossos valores espirituais. Imagens eróticas ou que evocam violência, símbolos esotéricos, palavras de maldição, etc. estão fora de cogitação.

 

• Alguns setores do mundo coorporativo e empresarial tende a desprezar pessoas tatuadas. Pense bem antes de fazer uma tatuagem, pois ela poderá lhe custar uma vaga de emprego no futuro.

 

• Lembre-se de que possivelmente você irá ter esta marca em seu corpo o resto de sua vida. Não faça nada de que você venha se arrepender mais tarde!

 

© 2003 Projeto 242

Please reload

LEIA-NOS

A verdadeira espiritualidade!

April 21, 2018

1/7
Please reload

ULTIMOS Posts

September 17, 2015

Please reload

ARQUIVOS
Please reload

Tags
VEM!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Vineyard Magé - Fundada em 2002

Rua Gustavo Pinto Ferraz, 04 Nova Marília - Magé - RJ - 25902-049

cnpj - 06.880.123/0001-40

Vineyard Magé
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

"A vida é curta demais, e a aprovação do Criador do Universo é infinitamente mais valiosa do que a aprovação de qualquer outra pessoa." John Piper